ANÁLISE DESCRITIVA DA MARCHA DE CRIANÇAS NO AMBIENTE AQUÁTICO
Palavras-chave:
ambiente aquático, cinemetria, crianças, treino de marchaResumo
O objetivo deste estudo foi analisar as características cinemáticas da marcha de crianças no ambiente aquático. A marcha foi descrita através do deslocamento angular do joelho e tornozelo e de uma análise qualitativa. O estudo aconteceu na piscina do CEFID-UDESC, onde participaram quatro crianças de ambos os sexos com idade variando entre 7 e 12 anos de idade. As crianças realizaram 12 passagens em uma passarela de 5 metros de comprimento numa velocidade auto-elegida. O nível de imersão foi no manúbrio para a criança 2, na 7a costela para a criança 3, no processo xifóide para a criança 1 e na 12a costelas para a criança 4. As crianças foram filmadas somente do lado esquerdo no plano sagital por uma filmadora digital que estava numa caixa estanque posicionada a 3,6 metros da passarela em uma altura de 0,57 metros. Para a análise do deslocamento angular foram marcados pontos anatômicos nos membros inferiores, sendo estes: o trocânter maior do fêmur, platô tibial, maléolo lateral e quinto metatarso. Para a análise de dados foi utilizada a estatística descritiva. Os dados obtidos neste estudo foram comparados aos encontrados na literatura referentes ao ambiente terrestre. Foi possível observar que as maiores alterações ocorreram durante a fase de contato inicial, o tornozelo encontrava-se plano e o joelho em maior flexão que no ambiente terrestre. Dos quatros arcos de movimento do tornozelo e do joelho, constataram-se apenas 3. Baseando-se nessa análise ao prescrever o treino de marcha no ambiente aquático é importante estabelecer o objetivo da reabilitação a curto, médio e longo prazo para controlar algumas variáveis que influenciam no movimento como o nível de imersão.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
ANÁLISE DESCRITIVA DA MARCHA DE CRIANÇAS NO AMBIENTE AQUÁTICO. (2014). Fiep Bulletin - Online, 77(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4002