SAÚDE DO TRABALHADOR E ESTILO DE VIDA: UM ESTUDO COM OS TRABALHADORES DA COMPANHIA RIOGRANDENSE DE SANEAMENTO (CORSAN), DO SETOR OPERACIONAL DE SANTA CRUZ DO SUL- RS.
Palavras-chave:
saúde do trabalhador, estilo de vida, indicadores de saúdeResumo
Este estudo objetivou definir o estilo de vida e bem-estar dos trabalhadores da Companhia Riograndense de Saneamento (CORSAN), setor operacional. Foram sujeitos da pesquisa 17 trabalhadores, sendo dezesseis do sexo masculino e um do feminino, com idades entre 27 a 57 anos, de Santa Cruz do Sul/RS. A abordagem metodológica caracterizou-se como estudo descritivo exploratório, constituindo-se parte integrante do projeto Saúde do Trabalhador e Estilo de vida: Aptidão Física, Nutrição e Fatores de Risco nas diferentes ocupações, aprovado pelo comitê de ética da Universidade de Santa Cruz do Sul- UNISC Na coleta de dados foram utilizados os blocos A, B, D e G do referido projeto, referentes à Identificação e Indicadores sócios econômicos; Organização do cotidiano; Indicadores de saúde; Aspectos gerais do estilo de vida e bem-estar, buscando caracterizar o perfil do estilo de vida e saúde dos trabalhadores. Os resultados foram analisados intra-blocos, através de estatística descritiva, apontando, em relação à alimentação, que 47,2% dos sujeitos incluem, as vezes, cinco porções de frutas e hortaliças, embora 41,2% dos entrevistados não realizem de quatro a cinco refeições variadas diariamente. Em relação à atividade física, 52,9% realizam exercícios de força e alongamento duas vezes por semana e aproximadamente o mesmo número pratica exercícios aeróbicos. Quantos aos relacionamentos sociais, cultivam amigos e estão satisfeitos com seus relacionamentos. Nos aspectos preventivos, conseguem discutir sem alterar-se e equilibram o tempo dedicado ao trabalho com o lazer. Ressalta-se que os sujeitos investigados apresentaram hábitos saudáveis no que tange a cuidados preventivos, quanto à atividade física e aos relacionamentos sociais, descuidando, no entanto os aspectos nutricionais. O perfil dos trabalhadores analisados nesse estudo pode não refletir a realidade do mundo do trabalho, o que leva a recomendar intervenções de promoção da saúde do trabalhador em outros cenários.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
SAÚDE DO TRABALHADOR E ESTILO DE VIDA: UM ESTUDO COM OS TRABALHADORES DA COMPANHIA RIOGRANDENSE DE SANEAMENTO (CORSAN), DO SETOR OPERACIONAL DE SANTA CRUZ DO SUL- RS. (2013). Fiep Bulletin - Online, 79(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3351