ESTILO DE VIDA DO TRABALHADOR DA AGROINDÚSTRIA: PERFIL SOCIOECONÔMICO E CONDIÇÕES DE SAÚDE
Palavras-chave:
saúde do trabalhador, trabalhador rural, estilo de vida.Resumo
Nas últimas décadas o processo de transformação dos meios de produção constituiu uma nova estrutura social, o que impactou no estilo de vida das pessoas. O novo perfil da população, em particular dos trabalhadores, têm evidenciado prevalência de excesso de peso, associado a alterações metabólicas, doenças cardiovasculares, entre outras. Tal caracterização também pode ser vista em trabalhadores da agroindústria. Nessa perspectiva, este estudo tem como objetivo verificar a relação entre as doenças autorreferidas pelos trabalhadores da agroindústria e produtores rurais, relacionando dados do índice de massa corporal (IMC) e classificação socioeconômica. A metodologia baseou-se num estudo descritivo quantitativo, em que foram sujeitos 140 produtores rurais. Para análise estatística, foi utilizado o programa Statistical Package for Social Sciences, através de frequência e percentual. Entre os indivíduos pesquisados, 62,9% pertenciam ao sexo feminino, sendo a média de idade de 51,04 anos (DP: 10,63). Houve predominância da classe socioeconômica B2 (39,3%) e de excesso de peso (87,9%). As doenças mais citadas foram Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), colesterol, gastrite e distúrbio do sono, sendo que ao relacionar tais enfermidades com o IMC, nota-se predominância de sobrepeso e obesidade. Além disso, correlacionando as patologias autorreferidas com a classificação socioeconômica percebe-se que todas se encontram, predominantemente, nas classes B2 e C1. A partir destes resultados, constatou-se a importância de promover a saúde e, principalmente, sensibilizar esta população quanto aos riscos do excesso de peso, que na maioria das vezes carece de informações e orientações sobre a saúde.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
ESTILO DE VIDA DO TRABALHADOR DA AGROINDÚSTRIA: PERFIL SOCIOECONÔMICO E CONDIÇÕES DE SAÚDE. (2014). Fiep Bulletin - Online, 84(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4544