ATIVIDADE FÍSICA E DEFICIÊNCIA: UMA RELAÇÃO POSSÍVEL?
Palavras-chave:
Qualidade de Vida, Atividade Física, DeficiênciaResumo
A prática regular de exercícios físicos é considerada uma forma eficaz de fomentar hábitos saudáveis que contribuam para a qualidade de vida, uma vez que proporciona as pessoas portadoras de deficiências benefícios físicos, psicológicos e sociais, tornando possível não só o reconhecimento de suas potencialidades, como também, sua integração na sociedade (DUARTE, 2003; LIMA, 2003). A pesquisa de natureza descritiva com abordagem qualitativa objetivou analisar as contribuições da atividade física adaptada na qualidade de vida das pessoas portadoras de deficiência física, tendo em vista uma melhor inserção social. A amostra selecionada de forma não probabilística intencional, foi composta por oito atletas dos gêneros masculino e feminino, sendo que cinco atletas são da natação, dois atletas são do halterofilismo e um atleta do atletismo, na faixa etária de 21 a 42 anos, filiados na SADEF – RN e que participaram dos Jogos Paraolímpicos de Pequim 2008. Como instrumento de medida utilizou-se uma entrevista semi-estruturada, identificando a história de vida dos participantes antes e após a prática da atividade física como também as contribuições motoras, sócias e psicológicas dessa prática. Os resultados demonstram que a atividade física adaptada sendo uma área que trabalha diretamente com o corpo em movimento, tem a responsabilidade de oferecer possibilidades e oportunidades para todos os corpos sejam elas no âmbito motor, social ou psicológico, independente de sua condição, caracterizando-se assim como um foco promotor de inclusão, promoção à saúde e de qualidade de vida para todas as pessoas, principalmente as portadoras de deficiência.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
ATIVIDADE FÍSICA E DEFICIÊNCIA: UMA RELAÇÃO POSSÍVEL?. (2013). Fiep Bulletin - Online, 79(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3213