ANÁLISE ERGONÔMICA DE POSTOS DE TRABALHO EM ESCRITÓRIOS EM UMA INSTITUIÇÃO FINANCEIRA
Palavras-chave:
Análise Ergonômica, Segurança do Trabalho, Instituições Financeiras, Doenças de trabalho.Resumo
Este estudo apresenta uma análise ergonômica realizada em uma instituição financeira com sede na cidade de Curitiba, a qual estava em processo de troca de mobília de seus postos de trabalho. No entanto, o objetivo foi analisar se a troca dos mobiliários da instituição financeira pode ser um fator de redução de doenças de trabalho. Para tanto foi necessário realizar comparativos ergonômicos de postos de trabalho com o mobiliário antigo e o mobiliário do novo padrão. Além de verificar de maneira simplificada se a utilização de notebooks exerce influencia direta sobre as condições ergonômicas de trabalho segundo os padrões adotados na instituição financeira. Ao todo foram realizados 30 questionários com os trabalhadores, 15 para o padrão antigo e 15 para o novo padrão. Para verificar a adequação ergonômica foi utilizada a NR-17, também foi realizada análise comparativa entre os resultados para verificar melhorias e principais causas. Conclui-se que com a modificação dos mobiliários foi possível alterar a condição ergonômica do posto de trabalho informatizado de boa para excelente, o que pode ser posteriormente comprovado com o resultado dos questionários, que demonstrou uma redução de 67% para 27% de queixa de dores nas costas, pescoço, cabeça, membros superiores ou inferiores pelos trabalhadores que estão já utilizando o novo padrão. Concluiu-se ainda que o fator principal da melhora ergonômica ocorreu pela mudança do assento, e desta maneira podem ser realizados estudos posteriores para verificar a redução de custos das empresas com doenças de trabalho e ações trabalhistas como justificativa para a troca de mobiliários de postos de trabalho informatizados por componentes mais sofisticados que tragam melhores condições ergonômicas aos trabalhadores.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
ANÁLISE ERGONÔMICA DE POSTOS DE TRABALHO EM ESCRITÓRIOS EM UMA INSTITUIÇÃO FINANCEIRA. (2013). Fiep Bulletin - Online, 83(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2946