COMPARAÇÃO DE PARÂMETROS CARDIORRESPIRATÓRIOS EM TESTE NA ESTEIRA COM AUXILIO E SEM AUXILIO DA BARRA DE APOIO
Palavras-chave:
Esteira Ergométrica, Capacidade Cardiorrespiratória, Teste ErgoespirométricoResumo
O Consenso Nacional de Ergometria recomenda para a avaliação da aptidão cardiorrespiratória que o individuo utilize do apoio à barra frontal, afim de minimizar qualquer possibilidade de desequilíbrio e quedas, entretanto esse apoio pode diminuir o gasto energético para a atividade permitindo que o avaliado permaneça mais tempo na esteira, refletindo possibilidade de se alcançar maiores valores de VO2máx quando comparados ao teste sem apoio, possibilitando valores finais de VO2máx distintos. Portanto o presente estudo teve como objetivo comparar a aptidão cardiorrespiratória de indivíduos na esteira ergométrica com e sem auxílio da barra de apoio. A amostra foi composta por 9 voluntários do sexo masculino com idade média de 33 anos, praticantes de atividades físicas regulares, residentes da região metropolitana do Vale do Aço. Todos os voluntários foram submetidos aos dois testes ergoespirométricos na esteira ergométrica Inbramed Millennium Super ATL (Inbrasport), seguindo o protocolo em Rampa, um utilizando o apoio da barra frontal (TCA) e outro sem o apoio da barra frontal (TSA). Para o presente estudo foi utilizada estatística descritiva, e para verificar a diferença entre as médias foi aplicado o teste “t” de Student para amostras pareadas com nível de significância p<0,05. Não se obteve diferença significativa em nenhuma das variáveis cardiorrespiratórias coletadas em ambos os testes, porém no tempo de duração do teste verificou-se diferença significativa. Conclui-se que a utilização do apoio durante o teste não influenciou as variáveis cardiorrespiratórias, apesar do tempo do TCA ter sido mais extenso que no TSA.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
COMPARAÇÃO DE PARÂMETROS CARDIORRESPIRATÓRIOS EM TESTE NA ESTEIRA COM AUXILIO E SEM AUXILIO DA BARRA DE APOIO. (2013). Fiep Bulletin - Online, 83(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2917