A PSICOMOTRICIDADE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO
Palavras-chave:
Psicomotricidade, Educação Física, Educação Infantil.Resumo
O presente estudo prioriza a educação infantil e sua relação com os elementos da psicomotricidade, enquanto componentes essenciais para o desenvolvimento da criança. Este trabalho tem como principal objetivo verificar se a psicomotricidade associada aos aspectos motor, afetivo, cognitivo e social é utilizada como ferramenta pedagógica de ensino, tomando como base as aulas de Educação Física. A pesquisa caracterizou-se como um estudo de caso que propõe uma abordagem qualitativa, desta maneira, sendo de campo e de caráter descritivo. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram: entrevista aberta com o Professor de Educação Física, observação direta assistemática e não participante. Durante nossas observações, foi possível perceber que os elementos da psicomotricidade estão presentes nas atividades propostas de maneira aleatória, sem uma preocupação específica por parte do professor, ou seja, sem um planejamento prévio. A psicomotricidade está rodeada de finalidades que podem ser consideradas pertinentes na infância e, diante da vivência que deve ser proporcionada aos alunos, dos elementos psicomotores, é preciso perceber as dificuldades, as emoções, expressões, que elas demonstram ao realizar o movimento.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
A PSICOMOTRICIDADE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO. (2012). Fiep Bulletin - Online, 82(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2423