RELAÇÃO ENTRE DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS E ATIVIDADE FÍSICA EM INDIVÍDUOS SENESCENTES DE MEIA IDADE E IDOSOS
Palavras-chave:
Idosos, DCNT, Atividade físicaResumo
Durante muito tempo a população do território brasileiro era caracterizada como rural, com um número baixo de habitantes e estes eram jovens e ativos. Este cenário mudou, resultado de transformações sociais, econômicas e culturais afetando a estrutura e a distribuição da população. Grande parte da população deixou de ser jovem e rural, ativos, e passaram a ser idosos do meio urbano e sedentários, aumentando o fator de risco para doenças crônicas não-transmissíveis (DCNT). O trabalho apresenta como objetivo, relacionar e analisar as características das atividades físicas, do ponto de vista dos princípios básicos do treinamento físico e suas relações com prevenção e tratamento das DCNT. A metodologia utilizada pela pesquisa foi de revisão sistemática da literatura, realizada em bases de dados eletrônicas (Medline/PubMed, Lilacs, Scielo, Science Direct, Biodelta, GEASE) com base nos artigos publicados entre 1969 até 2011. Verificou-se como uma das principais orientações na literatura científica a descrição da atividade física regular como uma potente ação para a prevenção e tratamento das DCNT. Principalmente o treinamento resistido, muito discutido apresentando circunstâncias que apontam para uma melhora na independência da população idosa e diminuição de sintomas; nesta população. A prática regular de atividades físicas e o exercício físico são de grande importância não só na prevenção e no tratamento dessas doenças, mas também em uma significativa melhora nos sintomas e conseqüentemente na qualidade de vida desses indivíduos bem como ao próprio processo de envelhecimento.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
RELAÇÃO ENTRE DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS E ATIVIDADE FÍSICA EM INDIVÍDUOS SENESCENTES DE MEIA IDADE E IDOSOS. (2012). Fiep Bulletin - Online, 82(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2222