ANÁLISE SOBRE O CONHECIMENTO DE ESTEROIDES ANABOLIZANTES POR PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA QUE ATUAM EM ACADEMIAS DE BELÉM – PA.
Palavras-chave:
anabolizantes, educação física, professorResumo
O uso esteroides anabólicos androgênicos (EAA) tem sido disseminado nas academias de ginástica, e muita das vezes tais drogas são comercializadas dentro da própria academia. Desta forma, os professores de educação física que atuam em academias estão propensos a questionamentos sobre estas drogas, assim como podem interferir em sua utilização. Objetivou-se neste estudo analisar o conhecimento de EAA por professores de educação física que atuam em academias de Belém-PA. Utilizamos para a coleta de dados um questionário fechado e anônimo, aplicado a 90 pesquisados. O grau de conhecimento dos pesquisados sobre EAA foi comparado de acordo com o grau de instrução, através de estatística não-paramétrica, prova de X2 (qui-quadrado), considerando o intervalo de confiança de p<0,05. Os resultados sobre substâncias classificadas como EAA por professores de educação física que atuam em academias, se mostrou semelhante ao de indivíduos leigos usuários destes fármacos. Em relação aos efeitos colaterais os mesmos parecem não ter conhecimento cientifico suficiente, haja vista que aromatização, diminuição da espermatogênese, risco aumentado do rompimento de tendão e lesão muscular foram pouco citados como efeitos colaterais causados pelos EAA. Conclui-se que o conhecimento científico de EAA analisado por professores de educação física que atuam em academias de Belém, parece não distinguir de indivíduos leigos usuários destes fármacos.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
ANÁLISE SOBRE O CONHECIMENTO DE ESTEROIDES ANABOLIZANTES POR PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA QUE ATUAM EM ACADEMIAS DE BELÉM – PA. (2012). Fiep Bulletin - Online, 82(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2219