A PRODUÇÃO DOS RADICAIS LIVRES NA ATIVIDADE FÍSICA: A VISÃO DO EDUCADOR FÍSICO
Palavras-chave:
radicais livres, antioxidantes, conhecimento, saúde e qualidade de vidaResumo
O estudo visou discutir a produção de radicais livres pelo organismo, seus malefícios e a importância dos antioxidantes para a saúde, baseado em dados obtidos através de questionários aplicados a professores orientadores de atividade física da cidade de Teresina - Piauí. Para fundamentar o estudo, foi realizado uma pesquisa com 50 orientadores, em 10 academias da cidade de Teresina-PI, a fim de avaliar o nível de conhecimento destes sobre a formação e atuação dos radicais no organismo, assim como a ação dos antioxidantes na dieta habitual dos praticantes de atividades físicas. Os resultados obtidos demonstraram que os orientadores de um modo geral possuem um conhecimento medianamente suficiente a cerca dos radicais livres. E não possuem informações suficientes sobre os mecanismos da ação destes no organismo. Portanto fica evidenciada a necessidade de uma formação multidisciplinar visando à melhoria da eficiência do treinamento para a promoção da saúde e de uma qualidade de vida.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).