FISIOTERAPIA NO TRATAMENTO DE FÊMUR CURTO CONGÊNITO: RELATO DE CASO
Palavras-chave:
fisioterapia, alongamento, fêmurResumo
As deficiências congênitas são definidas como ausência ou hipoplasia de um osso, sendo suficientes para provocar uma deformidade significativa que pode ser detectada ao nascimento ou durante um exame físico. As duas anormalidades congênitas do fêmur mais comuns são: a deficiência focal proximal (DFP), e a sem defeitos ósseos, denominada fêmur curto congênito (FCC) ou simplesmente hipoplasia do fêmur. O fêmur curto congênito é aproximadamente 10% menor do que o fêmur normal. Raramente a desigualdade total do membro inferior é maior do que 6cm. Caso esta discrepância prevista entre os membros seja superior a 5cm, pode se contemplar o alongamento do fêmur. Segundo a literatura, uma das formas de tratamento utilizado no fêmur curto congênito é o alongamento ósseo, no qual as técnicas mais empregadas utilizam as corticotomias e colocação de fixador externo com alongamento progressivo. Relato de caso: paciente M.A.C, 7 anos, sexo masculino, com diagnóstico clínico de Fêmur Curto Congênito esquerdo, sendo realizado alongamento ósseo de 07cm, através do uso de fixador externo, tipo linear, durante todo o período de março de 2007 à março de 2008. O objetivo do presente estudo é de demonstrar a intervenção da fisioterapia no tratamento de fêmur curto congênito após alongamento ósseo, através do relato de caso.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).