ANÁLISE DA CORRELAÇÃO DOS TIPOS DE SAÍDAS DE CIMA E O TEMPO NOS 50 METROS NADO LIVRE MASCULINO E FEMININO
Palavras-chave:
Saída de agarre, Saída de atletismo, correlaçãoResumo
Na natação competitiva observam-se dois tipos de saídas: de agarre (GS) e de atletismo (TS). Os tipos variam conforme a preferência e o treinamento que o nadador realiza. Issurin e Verbitsky (2002) afirmam que as técnicas de saída em natação podem apresentar vantagens particulares quando comparadas entre si. Maglischo (1999) e Coulsiman (1984) afirmam que a execução de uma boa saída em natação é fundamental para um bom resultado. A relação das técnicas de saída e tentativas de classificação nas provas competitivas pode ser utilizada no treinamento com o objetivo de aperfeiçoamento (VILLAS-BOAS E FERNANDES, 2003). O objetivo deste estudo foi verificar os tipos de saídas utilizados pelos nadadores nas provas 50 metros nado livre masculino e feminino, e correlacionar com o desempenho, através de filmagens das provas durante o Troféu Brasil de Natação 2005. A amostra foi de 36 mulheres e 33 homens. As análises posteriores das filmagens, tipo de saída empregado (GS ou TS) e comparadas com o tempo final de cada nadador, foram verificadas através da Correlação de Sperman, se havia diferença nos tempos finais entre os nadadores grupos GS e do TS, através de Teste t. Não foram encontradas diferenças estatísticas significativas nas saídas de cima das provas femininas e masculinas para o Troféu Brasil, através da análise do tempo final estabelecido; também não foi encontrada correlação significativa entre o tipo de saída empregado e o tempo final alcançado. Portanto, conclui-se que não há correlação e diferença significativa entre o tipo de saída escolhido e o tempo alcançado nas provas de 50 metros nado livre para ambos os gêneros.Downloads
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
ANÁLISE DA CORRELAÇÃO DOS TIPOS DE SAÍDAS DE CIMA E O TEMPO NOS 50 METROS NADO LIVRE MASCULINO E FEMININO. (2014). Fiep Bulletin - Online, 77(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4268