FATORES DE RISCO PARA HIPERTENSÃO ARTERIAL EM ATLETAS DE FUTEBOL NO ALTO SERTÃO PARAIBANO
Palavras-chave:
Atletas, Fatores de risco, HipertensãoResumo
A hipertensão arterial constitui-se em um dos maiores problemas de saúde na população mundial, sendo uma das principais responsáveis pelo aumento da morbi-mortalidade na atualidade. O número de hipertensos vem aumentando gradativamente, seja pelas modificações no estilo de vida ou pelo próprio envelhecimento populacional. Nesse estudo visou-se a identificação dos fatores de risco para o desenvolvimento da hipertensão arterial em atletas de futebol. Foi utilizado o método exploratório, de campo com abordagem quantitativa. A população foi constituída por atletas do Paraíba esporte Clube, no período de Mao de 2008. A amostra foi completada por 25 jogadores que atuam no clube de futebol que concordaram em participar da pesquisa e assinaram o termo de consentimento livre e esclarecido de acordo com a Resolução nº 19696. O instrumento de coleta utilizado foi um questionário, caracterizando os dados sócio-demográficos e questões da temática, na mesma continha espaços para registro das medidas antropométricas realizadas e verificações dos valores pressóricos e freqüência de pulso. Para análise foi utilizado o método estatístico descritivo, sendo os resultados do estudo expostos em tabelas e gráfico. Os mesmos mostraram um relevante índice de atletas com sobrepeso, com hábitos alimentares inadequados, no que se relaciona ao consumo de sódio e alimentos gordurosos, também se observou que a maioria referiu fazer uso de bebidas alcoólicas, constatou-se que as maiores variações nos níveis pressóricos ocorreram nos atletas que possuíam idade superior aos 30 anos. Evidenciou-se assim a importância da verificação constante da pressão arterial e de mudanças em hábitos alimentares e estilo de vida como forma de prevenir o desenvolvimento da hipertensão arterial.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).