A EDUCAÇÃO FÍSICA COMO ESPAÇO PARA A DISCUSSÃO DO TEMA SAÚDE: UMA PROPOSTA DE ADPTAÇÃO CURRICULAR
Palavras-chave:
Saúde, Currículo, Educação FísicaResumo
As recentes mudanças na educação brasileira, especificamente direcionadas ao Ensino Médio, têm exigido dos educadores cada vez mais, trabalhar a questão da interdisciplinaridade. No caso da Educação Física, esse desafio se torna maior pela existência de um paradigma que faz com que o ensino dessa disciplina seja essencialmente voltado à prática desportiva ou mesmo de exercício físico. O objetivo desse artigo é com base nos temas saúde e qualidade de vida, propor adaptações realizáveis nos conteúdos programáticos da Educação Física do IFES. A proposta de adaptação da estrutura curricular abrangeu duas fases, uma no sentido de investigar a satisfação dos docentes de Educação Física do IFES, quanto a estrutura curricular da disciplina e em outro momento verificar a aceitação da inserção do tema "saúde", nos conteúdos programáticos. Os resultados apontam que mais de 65% dos docentes, estão parcialmente satisfeitos, com a estrutura curricular da disciplina e 100% aprova a inserção do tema saúde em seus conteúdos através de uma metodologia prático – teórica.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).