A PRÁTICA EXTENSIONISTA NO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS DA UERJ E A CONTRIBUIÇÃO DA GINÁSTICA RÍTMICA
Palavras-chave:
Extensão universitária, educação, Ginástica RítmicaResumo
A Extensão Universitária vem se consolidando como prática acadêmica nas universidades públicas brasileiras, e a UERJ participa intensamente deste processo.
Este artigo procura fazer uma abordagem sobre as atividades extensionistas empreendidas no Instituto de Educação Física e Desportos da UERJ utilizando-se a Ginástica Rítmica como âncora, num constante processo de inclusão social, cultural e pedagógico da comunidade externa.
Entre os muitos objetivos a que as atividades de Extensão podem atender, destacam-se aqueles que, de forma mais nítida, explicitam o compromisso acadêmico e social da Universidade.
As atividades de Extensão devem dar especial atenção às oportunidades que oferecem aos graduandos para ação e reflexão em torno de questões da Educação Física em sintonia constante às reais necessidades e interesses das comunidades em que estão contextualizados. Desta forma, é importante que as atividades desenvolvidas estabeleçam com a maior clareza possível os limites do campo de experiência, de modo a permitir aos participantes a nítida identificação dos objetivos da atividade, favorecendo a avaliação dos resultados alcançados.
O "Núcleo de Ginástica Rítmica", Projeto vinculado ao LAMGRES – Laboratório Multidisciplinar de Ginástica Rítmica com foco em Educação e Saúde, procura consubstanciar as diversas atividades dessa disciplina/modalidade em nossa Universidade, num processo interativo entre as comunidades interna e externa. Dentre essas atividades, destacam-se o Encontro Escolar de Ginástica Rítmica IEFD/UERJ em sua 21ª edição, palestras com oficinas, seminários, clínicas, mini-cursos e apresentação de trabalhos em eventos científico-acadêmicos internos e externos.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).