O JOGO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR COMO ALIADO À PRÁTICA DE CÁLCULOS MATEMÁTICOS MENTAIS ELEMENTARES
Palavras-chave:
Jogo, Educação Física, MatemáticaResumo
O presente estudo investigou a reação cognitiva referente a questionamentos de cálculos matemáticos mentais elementares, quando inseridos no contexto da prática de um jogo adaptado a partir das regras do Korfebol, desenvolvido no âmbito da Educação Física escolar. Os sujeitos são escolares, de ambos os gêneros, com idade entre 11 e 15 anos, matriculados no 6º ano do Ensino Fundamental de uma unidade escolar oficial. Utilizou-se como instrumento verificador dois testes, tendo o Teste1 o objetivo de se verificar o nível de competência das respostas atribuídas aos questionamentos sobre cálculos matemáticos elementares, realizados através do método da arguição. Logo após, aplicou-se o Teste2, onde os cálculos matemáticos foram inseridos à prática do jogo. Foi adotado o método de observação participante e análise de conteúdo em conjunto com análises quantitativas. Os resultados alcançados mostram que 95,2% dos indivíduos foram beneficiados pela forma de aplicabilidade dos questionamentos matemáticos do Teste2. Desse modo, as verificações realizadas sugerem que o contexto do jogo lúdico-esportivo influenciou, positivamente, na resposta cognitiva referente aos questionamentos de cálculos matemáticos mentais elementares dos escolares pertencentes à amostra deste experimento.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).