O ENSINO DA DANÇA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA CIDADE DE MACAPÁ-AP
Palavras-chave:
Educação Física, Dança, movimentoResumo
Este estudo trata da natureza da dança na escola, numa perspectiva de transformação, através da prática da Educação Física Escolar. Essas variadas combinações de influências estão presentes na vida cotidiana do ser humano. As danças, esportes, lutas, jogos e ginásticas compõem um vasto patrimônio cultural que deve ser valorizado, conhecido e desfrutado. O objetivo do estudo foi incentivar a criação de projetos que possibilitam expressões corporais no sentido da apreensão de habilidades de movimentos, ritmos, contato com formas e símbolos próprios, e da experiência sociocultural do ser humano; foram organizadas atividades didáticas (intervenção), tendo a sua aplicação nas próprias escolas, com um grupo de 101 sujeitos de ambos os sexos, nas faixas de 10 a 13 anos, regularmente matriculados em três escolas públicas da cidade de Macapá-AP. Considerando que estes assuntos, ainda são mínimos, escassos de acesso limitado a um número de pessoas na cidade; que a partir dessa pesquisa, tenha uma grande contribuição a dar na integração com outras disciplinas, mas que também se torne necessário na elaboração do programa de ensino, visando a essencial promoção integral destes escolares; incentivando a abertura de novos lugares para qualquer pessoa interessada em conhecer, aprender, e participar da arte da Dança no contexto da Educação Física Escolar.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).