O FOLCLORE COMO CONTEÚDO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA CIDADE DE MACAPÁ/AP.
Palavras-chave:
Folclore, cultura popular e Educação FísicaResumo
Este estudo teve como principal objetivo, investigar se o folclore/cultura popular está sendo utilizado como conteúdo nas aulas de Educação Física do sistema de ensino na cidade de Macapá/AP. A pesquisa caracterizou-se como uma investigação de campo de cunho descritivo, utilizando como instrumento um questionário semi estruturado contendo cinco questões. A amostra, não probabilística intencional por voluntariado foi composta por 71 professores da rede pública da cidade de Macapá. Os resultados foram analisados de forma temática e mostraram que o folclore enquanto conteúdo ou estratégia não é utilizado pela maioria dos professores. Os principais motivos alegados são a insegurança para abordar o tema devido a falta de subsídios que garantam uma intervenção efetiva, a forma superficial de como o folclore enquanto conteúdo é tratado durante a graduação, além da falta de uma formação continuada propiciada pelos gestores públicos. Os docentes que utilizam as manifestações populares em suas aulas inferem que as mais frequentes são as danças e os jogos tradicionais. A realidade apresentada aponta para a necessidade de uma mudança no trato com os conhecimentos relacionados a cultura popular nos cursos de licenciatura e a formulação de políticas públicas de formação continuada para os professores.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).