PERFIL DE APTIDÃO FÍSICA DOS ALUNOS QUE PRATICAM FUTSAL
Palavras-chave:
aptidão física, , crianças, futsalResumo
O objetivo deste estudo foi avaliar o perfil de aptidão física relacionada ao desempenho de crianças na faixa etária de 10 a 12 anos, participantes do Projeto Pólo Esportivo da UFRA, na cidade de Belém-PA. A amostra foi composta por 62 meninos, todos participantes do referido projeto. Para essa análise, foram observados os seguintes elementos: índice de massa corporal (IMC), velocidade e flexibilidade. Os testes realizados foram: Corrida de 40 Segundos, Salto Horizontal, Teste de Milha e Teste de Flexibilidade. A avaliação da força foi obtida a partir de três saltos horizontais medidos em escala métrica (FERNANDES, 2005); a avaliação da velocidade foi realizada através da Corrida de 40 segundos (MATSUDO, 1983 apud FERNANDES (2005); e Índice de Massa Corporal (FERNANDES, 2005); para mensurar a flexibilidade foi utilizado o Protocolo de Goniometria (DANTAS, 2001). Os testes mostraram que a idade das crianças foi um determinante quanto aos resultados do estudo, já que os resultados demonstraram que a média de velocidade das crianças com 10 anos foi superior a das demais; já em relação à flexibilidade, todos os testes demonstraram que as crianças de 12 anos apresentaram maior desenvoltura; as crianças de 11 anos obtiveram resultados, tanto nos testes de velocidade, IMC e flexibilidade, que compreendem a faixa obtida por crianças de 10 e 12 anos participantes do estudo.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).