PERFIL MOTOR DE CRIANÇAS COM IDADE DE 9 A 10 ANOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA NA ILHA DE CARATATEUA/PA
Palavras-chave:
Avaliação Motora, capacidades motoras, desenvolvimento infantilResumo
Este estudo possui como foco de interesse o Desenvolvimento Motor (DM), de crianças escolares entre 9 a 10 anos e para que esse fosse mensurado, foi utilizado um teste que envolve a coordenação motora ampla. Teste este, que foi proposto por Ulrich (2000) e convalidado no Brasil com uma população gaúcha por Valentini (2008), intitulado de Test of Gross Motor Development Second Edition ou Teste de Desenvolvimento Motor Grosso (TGMD-2). Para tanto, foram selecionadas 30 crianças de uma escola pública da Ilha de Caratateua situada no estado do Pará, sendo 20 crianças do sexo feminino e 10 do sexo masculino. Os resultados indicaram que 83% das crianças estão classificadas no nível médio e 17% no nível pobre, sendo que do total de crianças analisadas, a média da idade cronológica é 9,5 anos, a idade equivalente para habilidades de locomoção é 7,56 anos e a idade equivalente para habilidades de controle de objetos é 9,65 anos. E a média para as habilidades de controle de objetos foram superiores para as habilidades de locomoção. Com isso, os resultados obtidos nos permitem sugerir que cada faixa etária tem uma forma particular para a aquisição de habilidades motoras e que para isso precisam ser estimuladas adequadamente de uma maneira global (ambiente escolar e familiar, biologicamente e tarefas). Neste contexto, destaca-se a importância de um instrumento de mensuração do desenvolvimento para favorecer o planejamento de uma intervenção estruturada nas necessidades reais dos alunos
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).