O ENSINO DE LUTAS E ARTES MARCIAIS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA PROPOSTA DE ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
Palavras-chave:
Educação Física, Ensino, Organização Curricular, Artes MarciaisResumo
As lutas e artes marciais estão cada vez mais presentes na atualidade por meio de diversos meios de informação, configuram – se como um dos blocos de conhecimento da disciplina Educação Física na escola. Dessa maneira estão presentes no contexto escolar enquanto conteúdo curricular da disciplina. Entretanto, é possível perceber que há uma falta de sistematização e organização deste conteúdo na escola, dificultando assim o ensino dessa manifestação cultural. O objetivo do seguinte estudo é propor uma organização curricular para o ensino das lutas e artes marciais, as quais foram classificadas de acordo com sua origem: Orientais e Ocidentais, podendo ser "de agarre" e "livre" com e sem utilização de utensílios. Neste estudo procurou-se elencar as principais lutas e artes marciais bem como classificá-las de acordo com suas origens e variações. Há cada vez mais estudos sobre o ensino das lutas e artes marciais na escola, porém muitas vezes, enfocando o conteúdo com um fim em si mesmo, ou seja, visando apenas a execução dos movimentos. Dessa maneira, uma organização curricular para este conteúdo vem a contribuir para uma melhor compreensão das lutas e artes marciais como um campo de análise e reflexão, com temas importantes a serem estudados, além de facilitar o planejamento e desenvolvimento das aulas de Educação Física para este conteúdo.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).