PROCESSOS DE IDENTIFICAÇÃO DE CARBOIDRATOS EM AULAS PRÁTICAS DE BIOQUÍMICA BÁSICA NO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA.
Palavras-chave:
Ensino de Bioquímica, Carboidratos, Atividade físicaResumo
Este trabalho tem como objetivo contribuir para a melhoria do ensino de Bioquímica no curso de Educação Física. As atividades desenvolvidas nas aulas práticas consolidam as propriedades dos carboidratos, sua digestão e absorção, e a ação metabólica dos seus subprodutos. Abordaram-se os seguintes temas: 1 - solubilidade de dissacarídeos; 2 - Identificação de monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos, com dosagens em laboratório, para observação de grau de diluição e reações na acuidade de coloração; 3 - Análise do lactato sangüíneo em campo para verificar o envolvimento do metabolismo anaeróbio lático por meio de medidas, antes e após esforço moderado e intenso. Aplicou-se a metodologia com alunos do 2º período, no primeiro semestre de 2008 na UNIVERSO-Universidade Salgado de Oliveira, em Belo Horizonte, 98% concordam que as práticas realizadas em laboratórios favorecem a aprendizagem de conceitos Bioquímicos, e 99% consideram que a manipulação em laboratório e em campo favorecem o processo de reconhecimento de carboidratos. Nos experimentos de análise qualitativa notou-se por observação de reação da solubilidade de dissacarídeos e a intensidade de coloração de açúcares redutor, com reagente de Benedict e do amido com Iodo. Quantitativamente, em um trabalho realizado em campo, analisou-se o lactato sanguíneo no repouso, após 3 voltas no campo de futebol medindo 1050m, e após corrida de 20 minutos, aluno destreinado (3,15 ± 2,29), frequência cardíaca (155-172; 162,7± 8,6) e treinado (2,43 ± 1,37), frequência cardíaca (150-187; 177±18,9). Os experimentos feitos são de fácil realização e podem ser utilizados para revisão de alguns conceitos químicos, especialmente no que se diz respeito à compreensão de conceitos científicos relacionados aos carboidratos e início do estudo de metabolismo energético na disciplina Bioquímica Básica.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).