PERFIL MOTOR DOS ESCOLARES DA REDE PARTICULAR DE ENSINO DA CIDADE DE MACAPÁ
Palavras-chave:
Desenvolvimento Motor, Atividades Motoras, Testes MotoresResumo
O presente estudo teve como objetivo investigar o perfil motor de escolares na faixa etária de 7 e 8 anos, das escolas da rede particular de ensino da cidade de Macapá. Fizeram parte da amostra 162 escolares, sendo 81 do sexo masculino e 81 do sexo feminino. O instrumento utilizado na coleta de dados foi a Escala de Desenvolvimento Motor (EDM), proposta por Francisco Rosa Neto (2002), que permite a verificação da idade motora, sendo esta um indicativo do estágio de desenvolvimento motor em que a criança se encontra. Após a realização dos testes observamos que a maioria dos escolares foi classificada como Normal Médio (58%). As variáveis avaliadas Motricidade Fina, Motricidade Global, Equilíbrio, Esquema Corporal, Organização Espacial e Organização Temporal sinalizaram que os escolares encontram-se dentro dos parâmetros normais indicados pelo protocolo, sugerindo diferença em algumas variáveis por sexo. Foi realizado o teste t de Student para comprovar essas diferenças e os resultados comprovaram que a Idade Motora Geral é superior à Idade Cronológica para todas as categorias de idade e sexo analisadas. Entre os escolares de 7 anos foi comprovada uma diferença estatisticamente significativa entre meninos e meninas em Motricidade Global e Esquema Corporal, enquanto que aos 8 anos a diferença foi comprovada na variável Equilíbrio. A investigação nos forneceu uma visão geral do perfil motor dos escolares investigados, bem como os conhecimentos sobre os estágios evolutivos da criança. Espera-se que os resultados dessa pesquisa venham contribuir para a melhoria de planejamentos e ações dos profissionais que lidam com crianças e que também forneçam subsídios para novos estudos.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).