CANOAGEM TRADICIONAL COMO UMA MANIFESTAÇÃO ESPORTIVA DE IDENTIDADE CULTURAL DO ESTADO DO PARÁ
Palavras-chave:
Canoagem tradicional, Identidade Cultural, culturalistas, referenciasResumo
A Canoagem tradicional, para os povos ribeirinhos do Estado do Pará, utilizadas por eles milenarmente de maneiras a suprirem suas necessidades cotidianas diversas, tem desenvolvido-se bastante no aspecto esportivo e cultural. O presente estudo teve por objetivo verificar se a Canoagem tradicional pode ser considerada uma manifestação esportiva de identidade cultural do Estado do Pará. O tipo de estudo foi caracterizado como uma pesquisa descritiva, qualitativa que levantou as principais características de estrutura da canoagem tradicional e buscou o aprofundamento do conceito de identidade cultural, possibilitando a construção de quatro (4) referências extraídas de três grandes autores culturalistas: Stuart Hall (Construção Discursiva e Sentimento de Pertencimento); Benedict Anderson (Comunidades Imaginadas) e Eric Hobsbawm (Tradição Inventada). A amostra foi selecionada dentre os moradores de uma comunidade ribeirinha denominada Aracaju situada no Município de Cachoeira do Arari na ilha do Marajó, Estado do Pará, num total de Vinte (20) entrevistados. O instrumento de coleta de dados foi a entrevista tipo estruturada, efetuada através de questionário. O resultado das respostas obtidas no questionário encontrou características das quatro (4) referências na canoagem; indicando que o mesmo pode ser considerado uma manifestação esportiva de identidade cultural do Estado do Pará
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).