O MOVIMENTO HUMANO COMO COERÇÃO E EMANCIPAÇÃO: UM OLHAR DESDE A TEORIA DA AÇÃO COMUNICATIVA DE HABERMAS
Palavras-chave:
Movimento Humano, Emancipação, HabermasResumo
Este texto apresenta uma reflexão sobre o Movimento Humano, objeto de estudo das Ciências dos Esportes/Educação Física, a partir da cultura de movimento pelos parâmetros da eficiência física e/ou técnica, no esporte moderno. Em contraposição a estes parâmetros apresenta também as possíveis contribuições da Teoria da Ação Comunicativa do sociólogo e filosofo alemão Jürgen Habermas para o dito Movimento Humano em uma perspectiva dialógica, como a própria expressão do Ser para sua emancipação.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).