A SUPREMACIA DO HINO OFICIAL DO FLAMENGO ATRAVÉS DO TEMPO
Palavras-chave:
Flamengo, Marchas, Hinos, FutebolResumo
Os hinos oficiais dos clubes cariocas, compostos na Primeira República tiveram influência do pensamento higienista e das marchas militares. A marcha "Ó Abre Alas", de Chiquinha Gonzaga, parece inaugurar o desdobramento das marchas marciais para as carnavalescas. O hino oficial do Flamengo, aparentemente, é mais popular que dos demais, possivelmente por três fatores: ser em formato de marcha carnavalesca; ter linguagem simples e popular; pelo clube ter se popularizado mais rápido que os outros. A pesquisa concluiu que as obras oficiais correm o risco de se perderem com fragmentos importantes das histórias dos clubes e da sociedade carioca.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).