O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Palavras-chave:
Processo ensino aprendizagem, Educação Física, Práxis pedagógicaResumo
O processo ensino aprendizagem em Educação Física escolar está em discussão há muito tempo. Esta discussão se faz necessária na medida em que outras abordagens pedagógicas permitiriam aos professores de Educação Física condições de ressignificar sua práxis pedagógica. Esta ressignificação permite compreender o educando enquanto sujeito cognoscente, autônomo, em condições de compreender a natureza da sua expressão corporal. Assim o educando passa a ser construtor de conhecimento e não mero receptor de informações, havendo uma relação entre educador e educando, numa perspectiva histórico-social, de modo a respeitar o seu contexto de inserção, bem como suas manifestações culturais, interesses e significados. A partir deste contexto inicial, este estudo teve como objetivo central compreender o processo ensino aprendizagem da Educação Física escolar a partir das concepções do materialismo histórico dialético. Para tal utilizamos uma pesquisa bibliográfica, tendo no materialismo histórico dialético o referencial teórico para análise e discussão dos resultados. A práxis pedagógica da Educação Física é de grande relevância se desenvolvida a partir da importância da cultura corporal como expressão máxima de corporeidade e não apenas como forma de adestramento. Quando oferecida de maneira reflexiva se torna mais significativa e transformadora. A Educação Física escolar atualmente se desenvolve preponderantemente ainda de maneira diretiva e tecnicista, não respeitando a individualidade de cada educando. Uma perspectiva interdisciplinar sugere uma relação entre campos de conhecimento, na qual um funciona como negação do outro, desta forma aproximando teoria e prática e evitando qualquer pretensão totalizante, e sim uma práxis pedagógica devidamente significativa.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).