A LUDICIDADE E A FANTASIA DO REAL: EIXOS DAS CULTURAS DA INFÂNCIA PARA A EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS
Palavras-chave:
Educação Infantil, Ludicidade, Fantasia do RealResumo
Esta pesquisa assume como objeto de investigação e de intervenção a ludicidade e a fantasia do real como eixos das culturas da infância indispensáveis para a educação de crianças. Está sendo desenvolvido em uma escola municipal de Educação Infantil e tem como objetivo analisar como esses eixos são compreendidos e contemplados no interior da instituição parceira. A metodologia adotada é de natureza qualitativa e se caracteriza como pesquisa-ação. A equipe estabeleceu inicialmente um contrato de parceria e cooperação entre os seus componentes, delineou o problema e busca nos seminários a ampliação do referencial teórico-prático. O trabalho de campo é realizado na instituição e as análises dos dados e sistematização dos resultados envolvem toda a equipe. O referencial teórico que norteia o projeto apóia-se, especialmente na Sociologia da Infância, que trata a criança como categoria social, cujas especificidades distinguem-na dos adultos. Parte, também, do pressuposto que o conceito de infância é influenciado pelo contexto social, cultural e histórico, todavia, os autores da área entendem que existem elementos, denominado de culturas da infância, que marcam formas próprias das crianças estarem e se relacionarem com as pessoas, com o mundo natural e social. Os resultados parciais apontam para mudanças qualitativas nas práticas educativas dos participantes, pois as situações de estudo e de vivências com os temas, permitem a problematização de modelos pedagógicos e práticas educativas que orientam o trabalho pedagógico no âmbito da Educação Infantil. Permitem, também, constatar avanços no processo de formação profissional dos envolvidos, melhoria na prática educativa, que passou a considerar, de maneira intencional, interesses e necessidades das crianças e seus direitos à participação, expressão e comunicação.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).