AS CULTURAS DA INFÂNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PROPOSTA DE PESQUISA-AÇÃO.
Palavras-chave:
Infância, Educação, FormaçãoResumo
Profissionais de educação têm despendido esforços para analisar e colaborar na melhoria da qualidade da Educação Infantil na realidade brasileira. Este projeto de pesquisa, financiado pelo Programa do Núcleo de Ensino da UNESP, assume também essa meta de avanço na qualidade da Educação Infantil e é resultante de uma parceria entre a FCT/UNESP de Presidente Prudente e a Secretaria de Educação do Município de Álvares Machado, SP. Tem como suporte a Teoria Histórico Cultural e a Sociologia da Infância, pois essas duas correntes teóricas concebem a infância com características e identidades próprias e as crianças como sujeitos interpretativos e criativos, cujo direito à educação está diretamente relacionado à participação, à comunicação e à busca de sentido. As crianças para avançar no seu desenvolvimento necessitam de propostas educativas que contemplem os seus interesses e necessidades, destaque para as atividades lúdicas, fantasia e interação social. Todavia, o que se constata na realidade é que práticas educativas não consideram esses pressupostos e a criança acaba sofrendo as conseqüências dessa discrepância entre teoria e prática. Em função dessa complexa tarefa de transformação da realidade, a metodologia que orienta a investigação é a pesquisa-ação. Até o presente momento, já foram realizados diagnósticos sobre concepções de educação, infância, criança que orientam as práticas do professores; além do reconhecimento da estrutura física e material. Está em andamento o processo de formação dos participantes em seminários quinzenais; visando à busca de um nível de consenso conceitual e procedimental que possibilite parceria e comprometimento com a investigação. Nesta perspectiva, busca-se envolver os professores, em todas as dimensões: na definição da problemática e das necessidades, nos questionamentos, atividades de estudo e metodologia do projeto. Uma vez por semana os participantes, tanto da universidade como das instituições parceiras, realizam intervenções conjuntas junto às crianças, buscando concretizar os objetivos da investigação.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).