ESPORTE ADAPTADO: CONCEITO HISTÓRICO E EVOLUÇÃO NA CIDADE DE PRESIDENTE PRUDENTE
Palavras-chave:
Esporte Adaptado, ADAPP, HistóriaResumo
O presente artigo buscou contextualizar a historia do esporte adaptado desde o seu surgimento até os tempos atuais, demonstrando sua evolução internacional e nacionalmente. O esporte adaptado desde seus primeiros relatos, vem trazendo uma nova perspectiva para as pessoas com deficiência. O esporte adaptado no Brasil surgiu para contemplar nossas pessoas com deficiência e desta forma foi fundado o clube dos paraplégicos, onde pessoas com diversas deficiências eram atendidas objetivando a reabilitação delas através do esporte. Um dos esportes disseminados é o basquete sobre rodas, na qual é uma modalidade paraolimpica, sendo que no Brasil tal modalidade é bem difundida e os torneios são distribuídos em todos os estados.
Em Presidente Prudente, o esporte adaptado surgiu no ambulatório de reabilitação física no campus da Universidade Estadual Paulista com o intuito de utilizar o esporte como fonte reabilitadora e social para lesados medulares freqüentadores dela, em 1998 o esporte adaptado surge nesta cidade no projeto AMA – Projeto Atividade Motora Adaptada, como primeiro modalidade deste, o basquete sobre rodas, em 2005 o projeto ganhou magnitude e foi inserido o atletismo adaptado em suas diversas provas, deste participando dos eventos do Comitê Paraolimpico Brasileiro.
No final de 2007, com o aumento da demanda do projeto foi fundada no dia 03 de dezembro, a Associação De Desporto Adaptado de Presidente Prudente, uma entidade sem fins lucrativas que tem o objetivo de abranger os atletas paraolimpicos dando suporte para participarem das competições nacionais e internacionais de suas respectivas modalidades.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).