VERIFICAÇÃO DA OCORRÊNCIA DE BURSITE EM TRABALHADORES DE LIMPEZA DO MUNICÍPIO DE CARAPICUIBA (SP), 2008 – 2009.
Palavras-chave:
bursite, trabalhadores, capsuliteResumo
Podendo levar a uma incapacidade funcional, a capsulite adesiva conhecida também como bursite ou ombro congelado, nem sempre tem o tratamento eficaz trazendo a insatisfação para o paciente e terapeuta. Essa patologia pode trazer comprometimentos físicos. A pesquisa tem como objetivo avaliar o grau de ocorrência em indivíduos que trabalham em serviços de limpezas no Município de Carapicuíba S.P. que apresentam dor no ombro ao realizar suas Atividades de Vida Diária (AVD). O estudo realizado é do tipo epidemiológico, transversal, descritivo e quantitativo composta por 139 individuos (n=139) que trabalhavam na função de agente de serviço escolar, auxiliar de limpeza e diarista de Carapicuiba que se queixavam de dor no ombro. A coleta de dados constou de um questionário com 8 questões objetivas, onde se perguntou idade, profissão, lado afetado e o que eles julgam ser mais dificultoso na tarefa do dia-a-dia. Os dados apos compilados foram expostos em tabelas e gráficos de freqüência simples expressos em numeros e percentagens. Os aspectos éticos e legais foram preservados. Os dados mostram que 42,86% dos entrevistados do sexo masculino tinham idade entre 30 e 40 anos; 80% trabalham como ajudantes gerais; no sexo feminino, 36,47% apresentavam dor do lado direito do ombro; em ambos os sexos, o relato de dor era de 182 dias; 91,07% dos entrevistados do sexo masculino não realizam tratamento para a dor. Com os resultados obtidos, conclui-se que a incidencia de bursite é maior no sexo masculino com idade entre 20 e 30 anos; em ambos os sexos é constante a dor que os mesmos sentem diariamente. Os trabalhos que ambos os sexos realizam é de repetição e que a dor aumenta quando há necessidade de se carregar peso, entretanto somente uma pequena parte faz tratamento para que haja um alivio da dor.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).