PERFIL DO ESTADO DE HUMOR DE FREQUENTADORAS PRATICANTES DE AULAS DE JUMP DE UMA ACADEMIA DE CAMPO GRANDE, ZONA OESTE DO RIO DE JANEIRO
Palavras-chave:
Atividade física, POMS, PersonalidadeResumo
É comprovado que o ser humano ao receber um estímulo ele o absorve e remete uma resposta, sendo que entre este feedback existe uma estrutura chamada de personalidade, pois o indivíduo vem a ser um sistema informacional biologicamente estruturado. (BARRETO, 2003) A Psicofisiologia vem abordando a relação do comportamento interno do indivíduo, apresentando uma inteira relação de eventos mentais e corporais. A relação desta área de pesquisa esta diretamente ligada com o comportamento. (MIRANDA apud COELHO et. al., 2005; SAMULSKI, 2009) O objetivo desse estudo foi analisar o Estado transitório de Humor de frequentadoras praticantes das aulas de Jump em uma academia de Campo Grande, zona oeste do Rio de Janeiro. A amostra de 15 mulheres de 18 à 47 anos, praticantes de atividades físicas por pelo menos 6 meses. A aplicação do questionário de POMS foi realizada antes e após a aula de Jump. Percebemos como a prática de exercício reduziu os fatores negativos do humor e elevou o vigor, através da Moda. A média nos mostra a relevância da melhora dos scores do vigor através da redução dos scores da depressão, raiva, fadiga e confusão mental, acentuando ainda mais a forma de iceberg do gráfico. Pode ser concluido através da pesquisa, que as mulheres frequentadoras praticantes de aulas de Jump obtiveram melhoras em seu condicionamento psicológico.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).