CRESCIMENTO E DESEMPENHO MOTOR DE CRIANÇAS DE MANAUS
Palavras-chave:
Crescimento, Composição corporal, Aptidão Física,Resumo
O objetivo do estudo foi descrever os padrões de crescimento e os níveis de aptidão física relacionada à saúde das crianças de Manaus, através de uma abordagem transversal utilizando uma bateria de testes de desempenho motor e das medidas antropométricas. Foi estudada uma amostra de 950 sujeitos de ambos os sexos com idade entre sete a 12 anos, sendo 588 meninos e 362 meninas, selecionados aleatoriamente na população dos Centros Municipais de Esporte e Lazer do município de Manaus-AM. Os resultados das variáveis antropométricas mostraram que as meninas são mais altas, mais pesadas e apresentaram maior acúmulo de gordura corporal que os meninos. Com relação aos dados dos testes de aptidão física relacionado à saúde observa-se que em relação a flexibilidade as meninas apresentaram índices de desempenho maior que os meninos. Em relação as variáveis de abdominal modificado e corrida/caminhada de 9 minutos, os dados indicam melhor desempenho dos meninos quando comparados com as meninas. Estas informações apontam que os meninos provavelmente se movimentam mais que as meninas, caracterizando que as meninas demonstram pouca motivação a prática de atividades físicas regulares.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).