DESEMPENHO MOTOR E ADIPOSIDADE CORPORAL EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES DO SEXO FEMININO
Palavras-chave:
escolares, testes motores, percentual de gorduraResumo
O estudo teve como objetivo comparar o nível de desempenho motor e o nível de adiposidade corporal de crianças e adolescentes do sexo feminino de escolas do município do Rio de Janeiro. Participaram da amostra 91 meninas (12,3±1,48 anos) com idade de 10 a 15 anos, pertencentes a escolas das redes pública e particular de ensino durante as aulas de Educação Física mediante a autorização prévia dos responsáveis, através da assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética do HUCFF da UFRJ. A composição corporal foi estimada pelo método antropométrico (ISAK, 2001), a partir das medidas de espessura de dobras cutâneas, estatura e massa corporal total e o percentual de gordura calculado segundo o protocolo proposto por Slaughter (1988) e classificado por Lohman (1987). Os testes motores realizados compõem a proposta do EUROFIT (MARINS & GIANNICHI, 2003). Nos resultados foi utilizado o teste de Kolgomorov Smirnoff para verificar a distribuição dos dados e o teste t-Student não pareado foi empregado na comparação dos grupos, uma vez que foi constatada normalidade das variáveis analisadas (SPSS 13.0; p≤0,05). Foi observado que as meninas classificadas como peso normal apresentaram resultados de desempenho motor mais expressivos quando comparadas as do grupo sobrepeso/obesidade, sendo essa comparação estatisticamente significativa em grande parte dos testes.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).