TREINAMENTO DE FORCA NA ESCOLA PARA ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-chave:
Educação Física, Treinamento De Força, EscolaResumo
O treinamento de força inserido nas escolas tem como objetivo promover a aptidão física, profilaxia e terapia que contribuirão para o desenvolvimento corporal dos alunos (GODOY, 1994). A força é uma qualidade física relacionada à qualidade de vida e independência funcional. Neste sentido, foi efetuada uma pesquisa descritiva com 20 profissionais de Educação Física de Rio das Ostras e Barra de São João no Estado do Rio de Janeiro, atuantes na área escolar do 1º ao 9º ano, com intuito de verificar o grau de conhecimento dos mesmos em relação à aplicação ou não do treinamento de força em suas aulas, de que maneira são aplicados, quais são os fatores intervenientes e sobre as formas de aplicação conhecidas. Os resultados apontam que os professores de ambas as cidades aplicam o treinamento de força em suas aulas, em Rio das Ostras chegando a 80% da amostra e em Barra de São João a 90% e o aplicam de forma lúdica chegando a 80%. Cerca de 50% dos entrevistados afirmou aplicá-lo utilizando o peso do próprio corpo ou do colega. O fator interveniente apontado por Barra de São João, chegando a 100% da amostra foi à falta de estrutura física escolar, fato não mencionado pelos professores de Rio das Ostras. Assim sendo, nota-se que os professores de ambas as cidades estão qualificados para aplicação do tema. Comparando o estudo realizado em Rio das Ostras e Barra de São João com outros dois estudos feitos em Cabo Frio, obteve-se uma diferença muito grande em relação à aplicação desse treinamento, pois em ambas as pesquisas feitas em Cabo Frio, os professores afirmaram não utilizar esse método em suas aulas, os poucos que o utilizam, o aplicam de forma equivocada e apontaram também como fator interveniente dessa pratica a falta de condições da escola.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).