EFEITO DO TREINAMENTO DE 9 SEMANAS EM HIDROGINÁSTICA NA AGILIDADE DE IDOSAS SEDENTÁRIAS
Palavras-chave:
agilidade, idosas, timed up and goResumo
Com o processo do envelhecimento ocorre uma redução em algumas capacidades físicas dos idosos, uma delas é a agilidade. Essa redução pode significar aumento nos riscos de quedas, dificuldade de realizar movimentos rápidos com mudança de direção e sentido. OBJETIVO: O objetivo do estudo foi verificar o efeito de um treinamento de oito semanas em hidroginástica na agilidade de idosas sedentárias. METODOLOIA:23 idosas foram selecionadas para participar do estudo, divididas em dois grupos: experimental e controle, e os grupos realizaram o teste timed up and go. O grupo experimental foi submetido a um treinamento de oito semanas em hidroginástica. Após essas semanas de treinamento, os dois grupos realizaram novamente o teste. A análise de variância (ANOVA) foi usada para testar intra e inter grupos e o teste t – pareado foi usado para comparar as diferenças intra grupos pré e pos testes, com os valores de significância para p <0.05. RESULTADOS: a análise dos dados foi feita de forma descritiva, pré (9,66±1,96) e pós (7,79±1,20). O valor de p=0,000 mostra uma diferença significativa entre os valores pré e pós. Devido a morte experimental do grupo controle a análise inter grupos não foi possível. CONCLUSÃO: Os resultados do estudo (p=0,000) mostram que o treinamento de oito semanas em hidroginástica foi eficiente para uma melhora significativa nos níveis de agilidade de idosas sedentárias, reduzindo assim alguns riscos relacionados ao envelhecimento.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).