EFEITO DO USO DE TESTOSTERONA E EXERCÍCIO FÍSICO SOBRE GLICEMIA E LACTATO DE RATOS WISTAR IDOSOS
Palavras-chave:
testosterona, idoso e treinamentoResumo
Com o objetivo de verificar possíveis alterações sanguíneas após sessões de exercícios físicos sob o uso de testosterona, 12 ratos wistar idosos foram submetidos à 20 sessões de natação com treinos diários de 40 minutos 5 vezes por semana após duas semanas de adaptação com sobrecarga de 5% do peso corporal preso a sua cauda. Os respectivos animais foram distribuídos em dois grupos: grupo controle treinado (C) e controle tratado (T), onde o grupo tratado além de realizar as sessões de natação, foi aplicado 15mg/kg-1 (do valor de seu peso corporal) de durateston® duas vezes por semana e o grupos controle sofreram manipulação semelhante mas foram injetados com óleo de amendoin. No último dia das 4 semanas de treino os animais forma submetidos a um período de treinamento ate a exaustão, sedo retirados da água, secados, injetados com ketamina e xelasina para sua posterior decapitação em guilhotina para as análises sanguíneas. Às análises mostraram no grupo controle (C) o menor valor glicêmico pós exaustão (92,75±14,05mg/dL) pré exercício e (42±12,24mg/dL) pós exercício, porém neste mesmo grupo foi encontrado o menor valor de lactato pós exauridos (7,32±3,12 mmol/L), também nos animais controle o tempo de nado foi de 203,75±71,92 minutos. Já o grupo controle tratado (T) apresentou pós exercício maior valor glicêmico (73,4±39,87 mg/dL); de lactato(9,28±2,67mmol/L) e de tempo de nado (305,8±34,36 minutos) nos levando a acreditar que o uso de testosterona injetável em animais idosos aumenta a sua performance atlética e provoca um melhor controle glicêmico, fato que pode ser explicado pelo maior tempo de exercício realizado por estes animais do grupo tratado com o hormônio, que foi significativamente bem mais elevado.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).