A CONTRIBUIÇÃO DE UM PROGRAMA DE TREINO DE RESISTÊNCIA NAS TÉCNICAS DE SAÍDA ENGRUPADA E TIPO ATLETISMO NA NATAÇÃO COMPETITIVA.
Palavras-chave:
técnicas de saídas, natação, salto verticalResumo
A saída é geralmente conhecida por ser uma componente significante para o sucesso em natação competitiva, especialmente em eventos de curta duração. O propósito deste estudo foi estabelecer a efetividade de um programa de treino de resistência, designado para incrementar a habilidade do salto vertical (SV), nas técnicas de saída engrupada e tipo atletismo com projeção do centro de gravidade (CG) à frente, e identificar as relações entre o desempenho no SV e as técnicas de saída. Vinte nadadores do sexo masculino participaram deste estudo (média ± DP: 19.5 ± 2.8 anos de idade). Os participantes foram aleatoriamente divididos em grupo de controle (n = 10) ou grupo experimental (n = 10), que treinaram três vezes semanais durante 12 semanas. Os testes pré e pós-programa de treino foram compostos das técnicas de saída engrupada e tipo atletismo com projeção do centro de gravidade (CG) à frente e um teste de SV com movimento dos membros superiores. Os dados foram obtidos através de imagens de vídeo registradas por uma câmera posicionada no plano sagital do movimento. Foi verificado nas duas técnicas de saída que o treino de resistência parece ter incrementado o alcance horizontal do centro de gravidade (AxCG) durante a trajetória aérea e a velocidade resultante do CG no instante da perda de contato dos pés com o bloco, assim como sugeriu a redução dos tempos despendidos no vôo (TV) e na totalidade da saída (TT). Coeficientes de correlação significantes foram observados entre o AxCG e o SV e entre TV e SV em ambas técnicas. Portanto, é possível especular que os treinadores deveriam considerar a inclusão da prática regular do treino de resistência concomitante ao treino das técnicas de saída para requalificar às alterações nas propriedades neuromusculares.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).