PERFIL DO CONHECIMENTO DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE A FIBROMIALGIA
Palavras-chave:
profissionais de educação física, fibromialgia, conhecimentoResumo
Esse estudo descritivo objetivou identificar o perfil do conhecimento dos profissionais de Educação Física sobre a fibromialgia, buscando verificar o conhecimento que estes profissionais têm a respeito desta síndrome, as suas causas hipotéticas, os possíveis sintomas e as suas formas de tratamento. A amostra foi composta por 30 profissionais de educação física da cidade de Florianópolis (SC), selecionados randomicamente. Apresentaram média de idade de 30,6 ± 6 anos, sendo que 40% são graduados, 53,3% especialistas e apenas 6,7% são mestres. O instrumento de pesquisa utilizado para coletar os dados foi um questionário destinado a identificar o perfil de conhecimento destes profissionais. Para análise dos dados foi utilizada estatística descritiva. A média geral de acerto das questões foi de 48,9% ±19,7, percebendo-se que os profissionais em questão têm um conhecimento razoável sobre a Fibromialgia e que há, entre os sujeitos da amostra, uma significativa variação de conhecimento sobre esta patologia.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).