PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM PESQUISADOR NO CONTEXTO ESCOLAR
Palavras-chave:
professor, pesquisador, escolaResumo
O estudo sobre o que é ser pesquisador se torna necessário no momento que vemos as aulas no âmbito escolar norteadas pelo senso-comum, “em eu acho que determinada coisa é assim”, e com isso vemos o quanto a nossa educação está precária, produzindo alunos que não conseguem dar sentido e significado para sua aprendizagem. A partir desse fato, com a análise das aulas de Educação Física, podemos verificar que a espeficidade dessa matéria não está presente, e sim com a finalidade de auxiliar as demais, os docentes não conseguem ver na construção do conhecimento de seus alunos a sua participação nesse processo. Desta forma, vemos que atribuindo o papel de pesquisar ao professor seja importante para a melhoria da educação, entendemos que não serão produtores de novas ciências, mas resignificadores da mesma, proporcionando uma educação aos alunos, e de certa forma a sociedade, fundamentos que hoje somente se encontram concentrados em âmbito acadêmicos. Contudo, para que haja essa mudança não existe outra forma senão pela própria formação docente, seja em sua formação inicial, ou continuada. Sendo o objetivo dessa pesquisa, promover a reflexão em conjunto com os demais professores da necessidade do estudo contínuo, a abertura para novos conhecimentos, o rompimento com os paradigmas que já não suprem as necessidades vigentes de nossa sociedade, e de que essa relação do professor pesquisador é possível, compreendendo diferentes dimensões, a teoria curricular, formação de professores, políticas públicas, os paradigmas educacionais, as teorias de ensino, teorias de aprendizagem, a didática, os conhecimentos específicos. E com esse conjunto de saberes o professor pesquisador saberá proporcionar ao seu aluno um ensino com qualidade.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).