DIAGNÓSTICO DAS CONDIÇÕES DE SAÚDE DA CRIANÇA NO BRASIL
Palavras-chave:
Saúde pública, criança, diagnóstico.Resumo
Introdução: O processo de transição demográfica alterou o quadro de combate a doenças infecto-contagiosas para o tratamento e prevenção de morbi-mortalidades desencadeadas por doenças crônicas. Embora isso seja reflexo do aumento da expectativa de vida, o quadro atual de saúde da população brasileira está distante de compreender a total necessidade da população, principalmente de pessoas com idade pediátrica, que dependem de outrem para sua utilização. Objetivos: Realizar levantamento bibliográfico, sistematização e posterior análise das condições de saúde da criança no Brasil. Métodos: Revisão de literatura voltada a abranger características socioeconômicas, fisiológicas, políticas públicas e aspectos limitantes acerca das condições de saúde da criança, no período pré e pós natal, bem como ao longo de suas fases de desenvolvimento. A busca por publicações foi realizada por meio eletrônico, em base de dados, com utilização de descritores inerentes à temática, além da exploração do referencial bibliográfico das publicações elegíveis para leitura completa. As informações foram dispostas sistematicamente, de forma a adequar o conteúdo a cada tema previamente estabelecido. Conclusões: A infância corresponde a um período único e fundamental para formação do indivíduo, mediante influências ambientais e sociais, que contribuem tanto para sua personalidade como para sua saúde. A evolução dos sistemas de informação promoveram maior diagnóstico e notificações de agravos à saúde, bem como possibilitou identificação e distribuição de serviços à população, como a vacinação. Embora políticas públicas prevejam o direito da criança ao acesso à saúde e condições de vida adequadas, o quadro da criança no Brasil ainda necessita de ações centradas em suas reais necessidades, realizadas por meio da prática social composta por família, ambiente e Estado.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
DIAGNÓSTICO DAS CONDIÇÕES DE SAÚDE DA CRIANÇA NO BRASIL. (2016). Fiep Bulletin - Online, 86(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/86.a1.45