INFLUÊNCIA DO RUÍDO E DA VIBRAÇÃO DO TRANSPORTE PÚBLICO (METRÔ) NA SAÚDE DOS USUÁRIOS.
Palavras-chave:
Poluição sonora, Ruídos, Vibração, impactos sonoros, Metrô.Resumo
Introdução: Diante de todos os tipos de degradação ambiental, a poluição sonora ocupa um lugar de destaque e, o ruído, foi considerado por muito tempo, como um produto do stress na população. Objetivo: Verificar o impacto sonoro do Metrô na saúde do usuário. Metodologia Trata-se de um estudo transversal, descritivo, explicativo, cuja amostra inicial foi composta por 100 usuários do Metrô de São Paulo das Linhas Azul, Vermelha e Verde, que se dispuseram a responder um formulário cujas questões foram utilizadas como variáveis no estudo bem como medir os ruído e vibração utilizando como referencia os níveis de ruídos estabelecidos pela Resolução CONAMA nº 1/90 que estabelece os critérios da ABNT, para ruídos emitidos pelo Metrô. A medição foi realizada pelo método de dosimetria com a utilização do decibelímetro, nas três linhas do Metrô de São Paulo. Os aspectos éticos foram observados. Os dados após compilados, foram apresentados em tabelas e gráficos de frequência simples, expressos em números e percentagens. Resultados: Os resultados obtidos mostram que 37% dos usuários se sentem estressados; 21% dizem ter irritabilidade; 12% apresentam distúrbios do sono; 10% se sentem cansados; 9% apresentam quadro de náuseas; 6% dores musculares e 5% relatam ter perda do apetite. Em relação aos ruídos expressos em decibéis, os resultados mostram que na linha vermelha são de 67 dB; na linha azul de 107 dB e na linha verde 88 dB. Assim, conclui-se que a linha com menor ruído é a vermelha, que é comparado a uma conversa em um tom normal. Em relação às conseqüências causadas pelos ruídos, o estresse é o mais apresentado que é o resultado da absorção da poluição sonora.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
INFLUÊNCIA DO RUÍDO E DA VIBRAÇÃO DO TRANSPORTE PÚBLICO (METRÔ) NA SAÚDE DOS USUÁRIOS. (2016). Fiep Bulletin - Online, 86(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/86.a1.168