ENTRE PORTAS E PAREDES: O EXÍLIO DO CORPO NO ENSINO SUPERIOR
Palavras-chave:
Corpo, Formação de professores, Ensino Superior.Resumo
O presente estudo traz como objeto de pesquisa a educação do corpo na formação inicial de docentes no ensino superior. Diante desse objeto, surgem problemáticas que nos provocaram a fazer algumas investigações, como: Quem é responsável pela educação do corpo? Será que a educação do corpo é responsabilidade apenas da educação física? Se o curso de educação física, na maioria das vezes, trata o corpo de forma fragmentada sem trazer para o contexto acadêmico uma educação dos sentidos e a busca da corporeidade, então parece haver a necessidade de uma pedagogia do corpo. A partir desse ensaio, há a necessidade de discursar por meio da pesquisa bibliográfica (SEVERINO, 2002) a história e o retrato do corpo na sociedade; o relato do corpo no espaço de educação e formação; o corpo oprimido nos espaços de ensino e aprendizagem; a corporeidade como conteúdo essencial para o desenvolvimento humano e a proposta de uma pedagogia do corpo. Os possíveis resultados e considerações dessa temática têm relevância nos espaços educativos, visto que, em todos os lugares percorridos na vida experienciamos nosso corpo e ele se auto educa no tempo e no espaço. Dessa forma, em todos os ambientes que frequentamos ocorre a educação do próprio corpo e do outro, porque somos um corpo e não temos um corpo. É papel fundamental dos espaços de formação docente a criação e a aplicação de uma pedagogia do corpo, a educação dos sentidos e a corporeidade. Para finalizar, é significante contextualizar que o corpo serve como instrumento de estudo para uma diversidade de áreas que buscam, nas ciências, uma compreensão do ser humano.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
ENTRE PORTAS E PAREDES: O EXÍLIO DO CORPO NO ENSINO SUPERIOR. (2015). Fiep Bulletin - Online, 85(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/85.a2.99