VERIFICAR AS DIFERENÇAS CARDIORRESPIRATÓRIAS ATRAVÉS DO POWERLAB, ENTRE MASSAGEM ANTIESTRESSE E TERAPIAS DE PEDRAS QUENTES.
Palavras-chave:
massagem antiestresse, pedras quentes, powerlab.Resumo
Este estudo tem como objetivo verificar o sistema cardiorrespiratório através do PowerLab entre Massagem Antiestresse e terapia de pedras quentes. O sistema cardiorrespiratório tem a função de transportar oxigênio através do sistema cardiovascular para que oxigene todo o tecido periférico, entre eles o tecido muscular. A Massagem Antiestresse (NESSI, 2010) é uma técnica manual que interfere no sistema cardiorrespiratório, pois permite diminuir tensões tendo como efeito terapêutico, eliminando os catabólicos que são formados nos músculos. Entre outras terapias há as de Pedras Quentes (SZERMAN, 2013) que é uma massagem instrumental realizada com pedras especificas para a técnica, produzindo no organismo reações orgânicas e fisiológicas. Com o uso das Pedras Quentes, a circulação é rapidamente aumentada, consequentemente acontece um aporte de nutriente beneficiando uma desintoxicação no organismo. E para analisar a frequência cardiorrespiratória das técnicas de Massagem Antiestresse e Terapia de Pedras Quentes, foi utilizado o PowerLab que é um sistema projetado para uso em pesquisas de ciências humanas e aplicação no ensino para analisar efeitos cardiovasculares. A massagem antiestresse mostrou respostas relevantes ao sistema cardíaco, porém a terapia de pedras quentes houve melhora no sistema respiratório e na pressão arterial sistólica que diminuiu 9,6% entre o pré e pós, já a pressão arterial diastólica não revelou manifestações importantes. Podemos concluir que a terapia de pedras quentes e massagem antiestresse apresentam respostas fisiológicas cardiorrespiratórias e metabólicas imediatas para o bem estar e relaxamento, necessitando avaliar os resultados de média e longa duração.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
VERIFICAR AS DIFERENÇAS CARDIORRESPIRATÓRIAS ATRAVÉS DO POWERLAB, ENTRE MASSAGEM ANTIESTRESSE E TERAPIAS DE PEDRAS QUENTES. (2015). Fiep Bulletin - Online, 85(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/85.a2.73