AS FASES DO ESTRESSE E A SUA RELAÇÃO COM A SUSCEPTIBILIDADE A GRIPE
Palavras-chave:
Gripe, estresse, socioeconômico, psicoimunologia, determinantes sociaisResumo
O estresse é considerado atualmente um dos principais problemas de saúde pública, podendo causar diversos desequilíbrios fisiológicos por todo o organismo humano. Por uma combinação de diversos fatores podem surgir alterações devido à quebra da homeostasia. As doenças mais comuns são as cardiovasculares, úlceras e susceptibilidade a doenças infecciosas como a gripe. A exposição crônica ao estresse gera o esgotamento físico capaz de pertubar o equilíbrio interno prejudicando assim a qualidade de vida dos indivíduos. Objetivo: Relacionar as fases do estresse vivenciadas pelos voluntários com suas características pessoais, socioeconômicas e a influência desses fatores na susceptibilidade a gripe no período de um ano. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, transversal e quantitativo, realizado com 539 pessoas, por um questionário semiestruturado Os dados baseados na sintomatologia foram compilados, e apresentados gráficos de frequência simples, expressos em números e percentagens. Os aspectos éticos foram respeitados, de acordo com a Resolução Nº 196/96 (CNS-MS) Resultados: Observou-se que a maioria da população não sabia a diferença entre gripe e resfriados. A maior parte dos voluntários compõe um perfil com faixa etária de 18 a 30 anos e renda familiar inferior a 3 salários mínimos, a maioria das pessoas não passam mais que 2 horas no trânsito por dia. Do total 39% correspondiam com a fase de alerta e o índice de voluntários com gripe acima de 3 vezes anual foi de 35%. Comparando esse índice com o perfil socioeconômico, verificou-se que no grupo com ensino fundamental a porcentagem de indivíduos com mais de 5 gripes ao ano é de 15,79 %, indicando que há uma tendência na ocorrência de mais gripes em pessoas com renda familiar igual ou inferior a 3 salários e qualidade de vida baixa. Podemos associar maior susceptibilidade a gripe na população estudada com menor condição socioeconômica.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
AS FASES DO ESTRESSE E A SUA RELAÇÃO COM A SUSCEPTIBILIDADE A GRIPE. (2015). Fiep Bulletin - Online, 85(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/85.a2.40