NÍVEIS DE CK E SUA RELAÇÃO COM O DESGASTE FÍSICO EM UMA TEMPORADA DE FUTEBOL.
Palavras-chave:
futebol, creatina quinase, desgaste físico.Resumo
As Concentrações plasmáticas de creatina quinase (CK) vem sendo utilizadas como um indicador do estresse imposto a musculatura esquelética decorrente da atividade em varias modalidades esportivas, buscando apontar o desgaste físico de atletas de futebol. Porem, existem poucos trabalhos sobre a cinética pós-jogo dessa enzima e uma comparação com o desgaste da temporada competitiva. O objetivo foi analisar a cinética da concentração de CK em coletas seriadas em diferentes momentos antes-jogo e pós-jogo e suas devidas comparações com o tempo de jogo em uma temporada competitiva sem interrupção do cronograma de treinamentos. Participaram do estudo 12 atletas profissionais de futebol (24,2±3,1 anos, 178± 5,0 cm de altura, 10,5±1,2% de gordura corporal e VO2 max 65,0±4,5 ml/kg/min os quais participaram de toda a pré-temporada e participaram no mínimo 700 min de jogo). Estes foram submetidos a dois momentos de coleta uma antes-jogo e outra pós-jogo do campeonato Carioca da Série B de Profissionais. As concentrações plasmáticas da CK mostraram os seguintes valores CK antes-jogo (333,9 ± 195,9 UI.L-1), pós-jogo (471,6 ± 244,3 UI.L-1) e a diferença entre as duas coletas (137,6 ± 64,8 UI.L-1) e seus respectivos desvios padrão e o Teste T de Student (0,14). Já a comparação da CK antes-jogo e pós-jogo com a tempo jogado durante a temporada se mostraram pela correlação de Person Fraca Negativa com valor de -0,19 e -0,28 respectivamente. Conclui-se que os valores da concentração plasmática de CK podem medir o desgaste físico de atletas em uma temporada de futebol.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
NÍVEIS DE CK E SUA RELAÇÃO COM O DESGASTE FÍSICO EM UMA TEMPORADA DE FUTEBOL. (2015). Fiep Bulletin - Online, 85(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/85.a2.38