INFLUÊNCIA DA MUSCULAÇÃO NA FORÇA DA MUSCULATURA DO ASSOALHO PÉLVICO EM MULHERES
Palavras-chave:
Assoalho Pélvico, força, musculação.Resumo
O objetivo do presente estudo visa verificar o grau de contração da musculatura do assoalho pélvico com mulheres de idade entre 20 e 30 anos, já praticantes de musculação a pelo menos um ano e comparar avaliação subjetiva (funcional) com a avaliação objetiva (perineômetro). Foram avaliadas 10 mulheres, por meio de perineômetria, e pela avaliação funcional sendo anotado o valor máximo de contração. Foi utilizado o teste t pareado e paramétrico para comparar o mesmo grupo de mulheres entre a avaliação funcional e o teste do períneômetro, e também o teste de correlação de Pearson, sendo analisada a correlação entre avaliação funcional e o teste pelo perineômetro com a altura, peso, idade e com a prática de exercícios perineais. Houve diferença estatística entre as duas avaliações, obtida pelo valor de p que foi igual a p= 0, 0011 sendo que a diferença apresentou-se estatisticamente significante (p<0,05). Pode-se observar ainda, com a análise de correlação que dentre as mulheres avaliadas, não houve influência do peso (r= 0,2/ P= 0,57) na avaliação funcional e no períneômetro (r = 0,46/ P = 0,18), nem da altura (r=-0,33 / p=0,36) avaliação funcional e no perineômetro (r=-0,31 / p=0,39). Da idade (r=0,14 / p=0,70) na avaliação funcional e no perineômetro (r=-0,04 / p=0,92). Concluindo então que a pratica de musculação não possui correlação para o aumento da força da musculatura do assoalho pélvico. E em relação a comparação dos métodos para se avaliar a força do assoalho pélvico o método pelo perineômetro se mostrou mais confiável do que o método subjetivo. Acredita-se que este estudo auxiliará nas ações e estratégias e futuras intervenções relacionadas à promoção de saúde e prevenção de doenças relacionadas ao assoalho pélvico de mulheres.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
INFLUÊNCIA DA MUSCULAÇÃO NA FORÇA DA MUSCULATURA DO ASSOALHO PÉLVICO EM MULHERES. (2015). Fiep Bulletin - Online, 85(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/85.a2.32