INTERNALIZAÇÃO DOS PADRÕES ESTÉTICOS CULTURALMENTE IMPOSTOS AO CORPO EM ADOLESCENTES DO GÊNERO FEMININO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE FORTALEZA
Palavras-chave:
Imagem corporal. Internalização. Adolescentes. Padrão estético.Resumo
A imagem corporal é uma construção multidimensional que recebe influência do meio sociocultural, provocando insatisfação com o corpo em maior prevalência em adolescentes do gênero feminino. O presente artigo teve como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa envolvendo meninas adolescentes de uma escola da rede pública de ensino da cidade de Fortaleza, sobre a internalização dos padrões estéticos culturalmente impostos. O Universo da pesquisa é formado pelas 115 alunas que estavam cursando o Ensino Médio nos turnos da manhã e tarde, não havendo necessidade de seleção de amostra aleatória. Para a coleta de dados foi aplicado o questionário SATAQ-3 (Sociocultural Attitudes Toward Appearance) tomada as medidas antropométricas (peso, altura) e calculado o índice de massa corpórea de cada aluna. As participantes foram divididas em grupos de acordo com o IMC, utilizando os percentis 15 e 85 para cada faixa etária. Foram calculados os pontos de acordo com a escala Likert, as médias e os desvios-padrão para cada grupo de IMC e para cada um dos quatro fatores analisados pelo questionário SATAQ-3 (internalização geral dos padrões socialmente estabelecidos; internalização do ideal de corpo atlético; pressão exercida por esses padrões; mídia como fonte de informações sobre aparência). Encontramos resultados expressivos de insatisfação corporal nas adolescentes, especialmente nas jovens com sobre peso, mas também nas jovens com baixo peso. A distorção da imagem corporal nas adolescentes se configura em problema de saúde pública, afetando escolares de todos os índices de massa corpórea, fazendo com que a escola se torne local privilegiado para intervenção sobre a imagem corporal e aquisição de hábitos saudáveis.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
INTERNALIZAÇÃO DOS PADRÕES ESTÉTICOS CULTURALMENTE IMPOSTOS AO CORPO EM ADOLESCENTES DO GÊNERO FEMININO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE FORTALEZA. (2015). Fiep Bulletin - Online, 85(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/85.a2.26