BLITZ DA SAÚDE: PREVENINDO E PROMOVENDO SAÚDE DE FUNCIONÁRIOS DA UFMG
Palavras-chave:
Saúde, Obesidade, SedentarismoResumo
A obesidade é atualmente um dos mais graves problemas de saúde pública no mundo, crescendo de forma progressiva e rápida é uma doença não transmissível. Observa-se que o nível/duração de atividades físicas praticadas vem diminuindo, aumentando o número de indivíduos sedentários e contribuindo para o aumento da obesidade. O objetivo foi analisar os valores da medida da circunferência abdominal, índice de massa corporal, sedentarismo, relacionados à idade e ao sexo. O estudo foi realizado com funcionários da Universidade Federal de Minas Gerais, durante a blitz da saúde, em uma amostra de 196 participantes - 132 mulheres e 64 homens de 16 a 83 anos de um estudo transversal no qual aplicou-se o questionário de limiares dos fatores de risco para doenças aterosclerótico e foram mensurados o Índice de Massa Corporal (IMC), Circunferência Abdominal (CA) e o sedentarismo de cada participante. Para verificar associações entre obesidade e sedentarismo foi utilizado o teste Qui quadrado. 50,75% das mulheres são sedentárias e os homens representam 40,62%. 23,48% das mulheres e 29,68% dos homens apresentam sobrepeso ou obesidade. 40,90% das mulheres e 21.87% dos homens apresentou risco cardiovascular aumentado/muito aumentado. Em relação aos grupos etários, apresentou maiores valores de CA e sobrepeso/obesidade o grupo de 55 anos e acima para as mulheres, e os homens para o mesmo grupo etário apresentou maior percentual no sedentarismo. No sexo feminino queda nos valores de sedentarismo relacionaram-se às quedas nos valores de CA. Com o aumento da idade nas o percentual de pessoas sedentárias também aumentou em ambos os sexos. A crescente tendência de sobrepeso e obesidade na população brasileira e a forte associação destes com fatores de riscos cardiovasculares tornam-se importantes intervenções que permitam reduzir o peso corporal, particularmente à gordura abdominal para que haja a prevenção e o controle de doenças cardiovasculares na população.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
BLITZ DA SAÚDE: PREVENINDO E PROMOVENDO SAÚDE DE FUNCIONÁRIOS DA UFMG. (2015). Fiep Bulletin - Online, 85(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/85.a2.15