UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO CORPORAL EM PRATICANTES DE EXERCICIOS FÍSICOS DAS ACADEMIAS DE CONSTANTINA - RS
Palavras-chave:
Imagem Corporal. Percepção. Corpo. Saúde. Estética.Resumo
O presente estudo teve como objetivo verificar as concepções dos indivíduos sobre sua imagem corporal, e sua satisfação com o próprio corpo. A percepção da imagem corporal foi identificada por meio do protocolo de silhuetas de Stunkard. Foram entrevistados quarenta e um indivíduos de ambos os sexos, com idades entre quatorze e cinqüenta e seis anos todos freqüentadores das academias da cidade de Constantina – RS. Também foi realizada revisão bibliográfica a fim de construir embasamento histórico sobre o corpo. Os participantes da pesquisa, apesar de demonstrarem pequenas distorções de imagem, marcando silhuetas próximas das suas, demonstraram uma visão positiva sobre o próprio corpo. De acordo com a revisão bibliográfica percebemos que existe grande influencia da sociedade sobre a idealização do corpo adequado pelos indivíduos em qualquer momento histórico. Conclui-se que a pratica de exercícios físicos exerce efeito positivo sobre a saúde e a visão positiva da própria imagem corporal, proporcionando assim maior qualidade de vida e bem-estar.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO CORPORAL EM PRATICANTES DE EXERCICIOS FÍSICOS DAS ACADEMIAS DE CONSTANTINA - RS. (2016). Fiep Bulletin - Online, 85(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/85.a1.81